o fitness é comunitário
- Bru Callegari
- 4 de set. de 2024
- 3 min de leitura
comunidades na vida fit
Comunidades podem ser definidas como qualquer conjunto de indivíduos ligados por interesses comuns que se associam com frequência ou vivem em conjunto 🤝. E buscar indivíduos que compartilham dos mesmos gostos e ideias que a gente faz parte da nossa natureza - afinal, o ser humano é um ser social 🧑🤝🧑.
E por que eu estou falando disso? 🤔 Porque as comunidades são um dos principais fatores - senão o principal - por trás da força do mundo fitness 🏋️♀️. A ideia de ter outras pessoas para te inspirar e compartilhar ideias a respeito de uma mesma paixão é o que move a motivação dentro de ciclos sociais 🫡 - seja no trabalho, com amigos, na internet…
É essa paixão comunitária, senso de pertencimento e força das conexões 💞, por exemplo, que tornou a corrida o que é hoje, fazendo com que os membros da comunidade dediquem tempo, dinheiro e profundidade para o esporte 🏃♀️, abraçando todos aqueles que estão dispostos a colaborar com sua comunidade de forma legítima.
Analisando a comunidade fitness, podemos dizer que ela é sustentada, principalmente, por dois pilares: marcas e creators 🤳. Para as marcas, é um desafio, pois elas têm que abrir mão de sua sede insaciável pela venda e realmente querer conversar com as comunidades como meras participantes 🗣️.
E para isso não precisa só estar atento aos assuntos em alta nas redes sociais. Proporcionar eventos e promover o esporte no qual elas se encaixam também é uma forma de fazer parte da comunidade, e algumas fazem isso muito bem 👏 - é só pensar em exemplos, como a Nike, a Santosha, a Strava e a Mais Mu. Mas também existem marcas totalmente focadas na criação de comunidades na vida fit ⛹️♀️, como a Chapadinhas de Endorfina, o Gym Rats e o Ironman.

(Imagem: instagram da Mais Mu)
Já falando dos creators, temos um papel mais fácil, já que eles realmente fazem parte das comunidades 🧏♀️. E, mesmo que tenhamos relações variadas dentro das comunidades, existe um elemento vital no centro disso tudo: o conteúdo 📱.Ou seja, os criadores têm um papel essencial dentro das comunidades. Mas a gente sabe que quanto mais uma influenciadora cresce, menos pessoal parece ser aquilo que ela posta. Dingdingding! Foi assim que surgiram os dailys ☀️.
Os dailys são perfis secundários nos quais a prioridade é a conexão com os seguidores 🤩. São praticamente diários digitais onde os criadores postam conteúdos do dia a dia em um formato mais livre e pessoal - bem naquele estilo "make Instagram random again" 😎. É um ambiente que permite interação e conexão com quem realmente faz sentido 😍, ou seja, é um ponto de contato com as comunidades.
Eu mesma entrei de cabeça nessa tendência e praticamente troquei a conta principal pelo meu daily 🙈, e vocês?
Running crews
Se você acha que a corrida é um esporte solitário, você está enganada 🙂↔️. As corredoras sabem do que eu estou falando. Mas se você não sabe, vem cá que eu te explico: os crews são grupos que se reúnem para correr 🏃♀️. Neles, a ideia é correr de forma mais livre, sem trajeto, distância e ritmo obrigatórios, sendo um ambiente descontraído que prioriza, acima de tudo, a socialização e o encontro de pessoas com interesses em comum 🥹.
Calma. Você pensou o que eu pensei? Seria esse o lugar perfeito para encontrar o amor da sua vida 💋? Talvez.
Muita gente vem notando esse potencial nos grupos de corrida e até a Strava já foi acionada 💘. No final do ano passado o app liberou uma nova função nos relógios (depois de muitos pedidos da comunidade): se você e outro atleta com conta no Strava correram por alguns minutos próximos um do outro, essa informação ficará disponível para ambos ao final do treino e você pode mandar uma DM pelo próprio aplicativo 📨.
E não para por aí! 🤫 Em junho deste ano, depois de ser procurado por muitos apps de relacionamento, o Strava fez uma parceria com a Happn: durante a semana do dia dos namorados, os atletas que compartilhassem as rotas "românticas" mais criativas ❤️🔥 (por exemplo, em formato de coração), concorriam a um kit esportivo exclusivo.
Bom, fato é que, com cada vez mais pessoas reclamando sobre a dificuldade de se relacionar 😣, os grupos de corrida se tornaram locais seguros para que encontros possam acontecer 🛟, o que fez com que esses espaços tenham se tornadofacilitadores de relacionamentos, sejam de amizade ou românticos 🥰.
Comments