top of page

next in wellness (2026)

  • Foto do escritor: Bru Callegari
    Bru Callegari
  • 12 de jan.
  • 5 min de leitura

Como de praxe, vamos falar sobre as tendências wellness 2026? 👀 Muitas delas vemos ascendendo há tempos, outras podem nos surpreender. De qualquer forma, o mercado de wellness não deixa de se movimentar…


Equilíbrio entre tecnologia e vida
Já abordamos na news o fato de que os smartwatches se tornaram companheiros inseparáveis da prática esportiva ⌚️- e do estilo de vida que isso envolve. Vimos, também, que a nova geração de dispositivos inteligentes, que inclui monitores cardíacos, dispositivos para casa e outros acessórios, não se limitam mais a calorias e batimentos cardíacos 🫀, mas aferição de temperatura, pressão, hidratação, sinais do sono e diagnóstico precoce de doenças.

A Vivoo é um novo exemplo de tecnologia que está mudando nossa relação com a saúde. 🤳 Através de um dispositivo instalado em sua privada, ele analisa seus níveis de hidratação, a acidez da sua urina (útil para pré-diabéticos) e a presença de cálcio, que pode sinalizar um alerta para pedras nos rins. Outro aparelho Vivoo é o FlowPad, um absorvente menstrual capaz de testar sua saúde ovariana, fertilidade e hormônios. 🩸 Mais do que nunca, queremos controlar nosso bem-estar através de dados. 


Dispositivo para monitorar urina
(Imagem retirada de Vivoo).

E não para por aí. O documento do Colégio Americano de Medicina Esportiva traz como uma das 10 principais tendências o uso desses dados para a personalização de treinos e outras frentes de cuidado. 🏃‍♀️ E para provar que a tecnologia tomou conta dos mais diversos aspectos de nossas vidas, vamos retomar a ação do Strava em parceria com o Tinder? A Adidas aparentemente se inspirou no potencial nupcial do exercício físico e se juntou com o Bumble para criar distintivos de interesse em academia no aplicativo de namoro. 💘


Parceria Bumble e Adidas
(Imagem retirada do Google).

Com isso, podemos confirmar que a proliferação de aparelhos vestíveis, aplicativos inteligentes e casas conectadas trouxe imensa conveniência 🥱, mas também uma sensação marcante de fadiga digital. Então, segundo artigo da Discover Germany, em 2026, o detox digital se consolidará como uma tendência de bem-estar, com mais pessoas reservando horas e até mesmo fins de semana inteiros sem tecnologia. 🙅‍♀️

O uso consciente da tecnologia está sendo incentivado por novas ferramentas de bem-estar digital, que bloqueiam automaticamente aplicativos que distraem 📲, reduzem a emissão de luz azul à noite e fornecem notificações tranquilizantes para que os funcionários se afastem das telas. 😰 A ascensão da slow tech - um movimento que defende o uso consciente e intencional da tecnologia - reflete o princípio do bem-estar em 2026 de reduzir a sobrecarga digital.


Divertido, integrado e holístico

O fitness baseado no “no pain, no gain” está oficialmente extinto. 🏋️‍♀️ Hoje, o bem-estar é divertido, coletivo e holístico,integrando corpo e mente e criando comunidade e pertencimento. Em 2026, o movimento é celebrado em todas as suas formas: da dança e artes marciais a caminhadas na natureza e aulas em grupo divertidas. 💃 Programas de condicionamento físico adaptados garantem que todos, independentemente da idade ou habilidade, possam participar plenamente. 


Reconhecendo que o bem-estar não é apenas uma busca individual, as principais tendências de 2026 enfatizam o bem-estar social e o poder da comunidade, da empatia e do propósito compartilhado. 🫂 Atividades de bem-estar em grupo, voluntariado e projetos colaborativos estão sendo adotados como formas de aumentar a felicidade e a resiliência. Desafios sociais de condicionamento físico e retiros de bem-estar baseados em movimento estão em ascensão, destacando a importância da diversão, da comunidade e da autoexpressão na saúde física. 😄 Assim, a importância de "terceiros espaços" ou lugares fora de casa e do trabalho onde as pessoas podem se conectar autenticamente está sendo redescoberta.

Vimos isso em algumas tendências, como os clubes de wellness, as running crews e as aulas coletivas em academias. Mas, para este ano, esperamos que o bem-estar seja cada vez mais compartilhado de forma leve e divertida. 💫 Um exemplo é a revitalização do piquenique, que, através de marcas como a brasileira Foqui, vem ganhando praticidade em uma busca por ar livre, conexão e saudabilidade.


E por quê não transformar a correria em uma oportunidade de fazer a lancheira dos sonhos? 🍱 Marcas como Belgian Boys e Greenfield Natural Meat Co. estão criando caixas com vários alimentos prontos para ajudar os consumidores a economizar tempo e diversificar sua alimentação, oferecendo os mesmos ingredientes de qualidade em um formato tipo charcutaria.


Belgian Boys
(Imagem retirada de Belgian Boys)

Além disso, a saúde mental continua com um papel de destaque no bem-estar. 🧠 Em 2026, o condicionamento mental é uma prioridade diária, com estúdios de meditação, salas de neurofeedback e academias cerebrais surgindo em centros urbanos do mundo todo. O treinamento de resiliência emocional, antes restrito à terapia, agora está incorporado em programas de bem-estar corporativo, currículos escolares e até mesmo rotinas familiares. 💗 A popularidade dos aplicativos de condicionamento mental aumentou consideravelmente, oferecendo ferramentas para atenção plena, redução do estresse e aprimoramento cognitivo.


Back to basics

Em tempos de maximização generalizada, o próximo ano promete um retorno ao básico que funciona. 🙏 A contracorrente da hiper ingestão de proteínas, o fibermaxxing (aumento da ingestão de fibras), traz o começo do foco na diversidade, mais do que em um nutriente isolado, uma otimização infinita ou um milagre otimista. 🥗 O excesso de produtos, suplementos, rituais e promessas contribuiu para um ceticismo crescente - não porque as pessoas não querem bem-estar, mas porque a oferta virou ruído.


Então, em 2026 buscamos profundidade, de forma mais simples, menos performática e mais possível. ☺️ O conceito de longevidade abandona a extensão da expectativa de vida e da aparência jovem para abraçar a qualidade de vida ao longo dos anos, a vitalidade e a resiliência. Já o fitness, deixa de ser uma busca estética para se tornar um estilo de vida com propósito. Isso porque as pessoas querem sentido 🙇‍♀️; querem que o autocuidado esteja conectado à rotina, à identidade e aos valores pessoais.

Dessa forma, continuamos procurando os pequenos prazeres da vida. 🌤️ Segundo a WGSN, entre o aumento do custo de vida e as exigências da cultura do excesso de performance, muitas pessoas estão virando as costas aos marcos “megalomaníacos”, criando espaço e desejando celebrar prazeres menores e redes de apoio comunitário. 🤝 Em 2026, essas pessoas estão redefinindo o que sucesso, felicidade e comunidade significam em uma escala mais pessoal e sustentável. É a ideia de que nem sempre as expectativas em relação à sociedade estão altas, mas, dentro do micro-universo que se pode controlar, é possível buscar mais aquilo que traz felicidade.


Microdoses conscientes

Para finalizar nossa primeira análise do ano, vamos falar sobre uma tendência mais específica que vem ganhando força: a microdosagem “consciente” de psicodélicos 🍄 (o uso de quantidades sub perceptivas de substâncias como psilocibina e LSD para melhorar o humor, a criatividade e a saúde mental). Experiências guiadas em ambientes seguros e acolhedores e aplicativos que ajudam os usuários a monitorar e personalizar seus protocolos reforçam o anseio da sociedade por abordagens inovadoras e tecnológicas para aprimorar o bem-estar mental e espiritual. 🧘‍♀️


Além das microdoses psicodélicas, vemos a ascensão do mercado de produtos canábicos e o uso de outras substâncias para controlar o estresse. 🍁 O setor de bebidas funcionais sem açúcar e sem cafeína investindo em novos ingredientes para o relaxamento: THC, adaptógenos, blend de ervas e combinações improváveis… 💤


Bebidas funcionais de-stress
(Imagem retirada de Trendhunter).

Por último, podemos ressaltar a valorização de outros ingredientes e métodos ancestrais em muitos outros setores 🐉, sendo técnicas de fermentação controlada, preservação natural (salga, defumação, desidratação), ingredientes nativos e receitas tradicionais adaptadas para shelf-life comercial destaques da Mintel.

Comentários


bottom of page