top of page

second life and healthy aging

  • Foto do escritor: Bru Callegari
    Bru Callegari
  • 11 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

Já ouviu aquele conselho: aproveita a energia da juventude para trabalhar, viajar e fazer o que quiser, para descansar quando ficar mais velho? 👩‍🦳 E se eu te falar que essa visão está mudando? Pois é, com a população global envelhecendo, as previsões são de que até 2050 o número de pessoas acima de 60 anos dobrará para 2,1 bilhões, representando 22% da população mundial 😮.


Além disso, os consumidores maduros são mais saudáveis ​​e vivem mais 🫡. Então, a idade que antes marcava a  "meia idade", quando você não teria muito mais energia para nada,  marca o início de uma nova fase de vida ativa 🏃‍♀️, chamada de "second life" (segunda vida). 


Segundo a WGSN, o conceito de envelhecimento está mudando. O critério agora são as capacidades individuais 🙆‍♀️, não a idade, afinal, estar em outro estágio da vida não significa parar de viver. O movimento está redefinindo inclusive os modelos de vida, desafiando o culto à juventude 🤨.


E por que isso interessa? Porque os "second lifers" representam atualmente a faixa etária mais rica do mundo 🌍. Assim, a demanda por produtos e serviços que apoiam o envelhecimento saudável e a longevidade está aumentando 💸, impulsionada também por uma mudança em direção à medicina preventiva, o crescimento da tecnologia da saúde (como telemedicina e monitoramento digital da saúde) e avanços na pesquisa sobre produtos antienvelhecimento 🫧.


Mais de 60% dos consumidores entrevistados na pesquisa da McKinsey & Company de 2024 ​​consideraram "muito" ou "extremamente" importante comprar produtos ou serviços que ajudem no envelhecimento saudável e na longevidade 😮‍💨. E esses resultados foram semelhantes em todas as faixas etárias, sugerindo que o impulso em direção ao envelhecimento saudável é estimulado tanto pelas gerações mais jovens que buscam soluções preventivas quanto pelas gerações mais velhas que buscam melhorar sua longevidade 🫢.

E - claro -, isso tem um grande impacto no mercado, tanto diretamente com produtos de saúde e bem-estar voltados para o envelhecimento 👵, quanto com abordagens indiretas relacionadas a hábitos que favorecem a longevidade, como sono, condicionamento físico e nutrição 😴.


Produtos e marcas voltados ao envelhecimento saudável

Blend da Superage; post do Instagram da Happy Aging; suplemento da Activated Nutrients; e imagem ilustrativa do Tally Health.


Podemos notar isso ao analisar a representatividade em marcas do mercado, com produtos direcionados para o público mais velho 📺. A Superage, por exemplo, é uma marca britânica de superfoods com foco no consumidor 50+ que deseja se manter ativo 🏋️‍♀️. Também temos os lançamentos da Nestlé, como a expansão da linha Nutren Senior, e da Greenpeople, com o suplemento 50+ Senior.


Outros movimentos são o dos produtos direcionados para a menopausa e dos suplementos de beleza"colagenomania"💋. Chás, suplementos e produtos reforçados com colágeno estão super em alta, como vimos nas últimas newsletters!


Por fim, temos projetos inteiramente voltados para a longevidade 😷. Exemplo são a startup Tally Health, apoiada por John Legend e Zac Efron, que ajuda as pessoas a adotar hábitos condizentes com um envelhecimento saudável 🥗; e o Happy Aging, da Martha Graeff, voltado para o bem-estar do amadurecimento.

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page