top of page

mindful eating

  • Foto do escritor: Bru Callegari
    Bru Callegari
  • 9 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Você já fez o experimento de comer um prato de comida 100% focada nela vs. comer prestando atenção em alguma tela? 👩‍💻 Notou alguma diferença nas sensações do seu corpo? 👀 Seja fome, saciedade, prazer, satisfação… Na minha experiência: comer apreciando o momento da refeição me ajuda a entender quanta comida meu corpo está demandando 🤔, caso contrário, parece que eu engulo a comida em 5 minutos sem nem perceber.


Essa é a perspectiva do mindful eating, a tendência sobre a qual falaremos hoje! 🗣️ Esse nome vem do conceito de mindfulness (atenção plena), que é a prática de se concentrar completamente no momento presente. 🧘‍♀️ À medida que as pessoas buscam maneiras holísticas de aprimorar sua alimentação e saúde mental 🧠, através do comer intuitivo, cuidado holístico e técnicas ancestrais, a atenção plena se torna essencial.


Em todo o mundo, as pessoas estão encontrando momentos para fazer lanches de forma mais consciente, com 85% dizendo que reservam um tempo para apreciar o sabor, o aroma e a textura enquanto comem; 😋 e 78% aproveitando mais os lanches quando consumidos de forma consciente - Mondelez, 2024.

Ou seja, as pessoas estão reconhecendo a importância de fazer pausas e o impacto positivo que a atenção plena e o prazer podem ter em seu bem-estar emocional. 😁 A resposta do mercado em relação a esse comportamento se traduz no aumento da popularidade da "indulgência permitida" 🍩 (podemos lembrar aqui das comfort foods). Ao mesmo tempo, a preocupação com a saúde traz a busca por um equilíbrio entre indulgência e nutrição ⚖️, impulsionando as porções menores (famosa "snackficação") - por exemplo, preferir um bombom a uma barra de chocolate.


A porção menor ajuda as pessoas a se sentir no controle de suas escolhas de lanches sem uma sensação de sacrifício: quase sete em cada 10 consumidores globais pesquisados ​​dizem que procuram lanches com porções controladas (67%) 🍳 - Mondelez, 2024.

Isso pode explicar os novos formatos que estão integrando o portfólio das marcas saudáveis, como os displays de 1 quadradinho de chocolate da Only 4 🍫, as porções de 30g de pasta de amendoim da Eat Clean 🍯 e as mini barrinhas de proteína da Dobro e da WinStage. 💪



Imagens de doces dose única.

(Imagens: Only 4, Eat Clean e Dobro).


Outros estabelecimentos estão adotando medidas criativas para incentivar o mindful eating. 😜 Na Itália, por exemplo, o restaurante Al Condominio, inaugurado recentemente, oferece uma garrafa de vinho para quem trancar o celular desligado em gavetas durante a refeição 🔒 (eu achei demais):



Imagem de um celular sendo guardado.

(Imagem: O Globo).

留言


bottom of page