top of page

o segredo wellness para fazer você comprar

  • Foto do escritor: Bru Callegari
    Bru Callegari
  • 6 de out.
  • 3 min de leitura

O bem-estar é, definitivamente, uma prioridade geral no momento em que vivemos. 🧘‍♀️ Recentemente, a McKinsey & Company lançou um artigo que mostra como as pessoas se relacionam com o wellness em 2025: os consumidores disseram que, no caso de haver uma crise econômica 💸, é menos provável que cortem os gastos nesse setor em relação a outros como vestuário, entretenimento e decoração. E, esse mercado já cresceu tanto, de forma que hoje conseguimos avaliar como diferentes grupos se relacionam com o bem-estar - e é sobre isso que falaremos hoje. 👀


A pesquisa traz a existência de 5 grupos com características diferentes no que diz respeito ao consumo em wellness 🤸‍♀️ - além de algo que é bem interessante: como vender para cada um dos grupos. Então, vamos falar sobre o segredo wellness para fazer você comprar? 🤫

Bom, o primeiro grupo (e o maior deles) é o de otimizadores maximalistas. 💅 Jovens da geração Z e millenials tendem a fazer parte desse segmento, que é caracterizado pelo conhecimento digital, pela realização de pesquisas extensivas para descobrir produtos que funcionam para eles e pela experimentação de uma ampla gama de itens relacionados à saúde e bem-estar. 😋 São pessoas que buscam soluções com base científica e consultam médicos para aconselhamento, embora sejam mais propensos a serem influenciados pelas mídias sociais. 📲 Também são mais propensos a usar produtos naturais/alternativos, tecnologias digitais e dispositivos de monitoramento do que os outros grupos.


Tendo como alvo esse recorte de consumidores, podemos citar marcas como Caffeine Army e Push & Pow ⚡️, que usam tais estratégias de apelo científico, influenciadores digitais, facilitação da experimentação (lembra das amostrinhas gratuitas?) e inovação constante. 💡 Assim, são capazes de usar as características de seu público-alvo em benefício de suas vendas.


Caffeine Army
(Imagem retirada de Caffeine Army).

Já o segundo grupo são os entusiastas confiantes, que também priorizam fortemente o bem-estar 💁‍♀️, mas são mais seguros de si do que os otimizadores maximalistas. São obcecados por fitness, comprando mensalidades de academia, aplicativos de fitness, equipamentos de ginástica para uso doméstico e produtos de nutrição esportiva em taxas maiores do que os outros grupos. 🏋️‍♀️ Eles também valorizam o conteúdo científico e realizam pesquisas antes de comprar, mas se apegam ao que funciona para eles assim que o encontram.


Em relação às marcas voltadas para esse público, podemos destacar a Integralmedica e a Dobro 🏃‍♀️, que usam estratégias semelhantes às do primeiro grupo, como apelo científico e influenciadores digitais, mas aqui o foco está mais em ganhar a confiança e a preferência de sua base de consumidores, do que em expandir e diversificar. 🤝 Também podemos identificar que a comunicação é voltada exclusivamente para seu nicho fitness (fisiculturismo e endurance, respectivamente), sendo integrados à obsessão dos entusiastas confiantes. 🤩


Dobro
(Imagem retirada de Dobro).

O terceiro grupo, os tradicionalistas da saúde, é composto por consumidores mais velhos que se preocupam com saúde e bem-estar 👓, mas priorizam a simplicidade e a praticidade. Seu foco é se alimentar de maneira saudável, estar em dia com as vitaminas e manter uma rotina de exercícios 🥗 - ou seja, fazer o básico bem feito, e por isso são menos abertos à experimentação, a novas tecnologias e a tendências momentâneas. 


Você pode entender melhor marcas como A Tal da Castanha e Hart’s Natural sabendo que, provavelmente, tem os tradicionalistas como público-alvo. 🤌Além de possuírem uma comunicação mais séria, se preocupam em mostrar simplicidade, credibilidade e maturidade. 😮‍💨


A Tal da Castanha
(Imagem retirada de A Tal da Castanha).

Os últimos grupos são os desafiados pela saúde e os evitadores de bem-estar 🥵, que dão menor prioridade às soluções de saúde e bem-estar.  Os primeiros são pessoas com dificuldades de motivação, principalmente quando se trata de manter ou perder peso - elas podem ter objetivos de saúde e bem-estar, mas são mais propensos a enfrentar desafios para alcançá-los. ⚖️ Já os evitadores, estão menos interessados em monitorar sua saúde e compram apenas o essencial, sendo bem sensíveis ao preço.


Para esses consumidores, as marcas devem apostar em descomplicar o estilo de vida saudável, criar incentivos para melhorar a motivação e provar o custo benefício. 💰 Assim, podemos pensar em marcas como a Nike e a YoPro, que trazem a acessibilidade em seu cerne 🎯 (me referindo aqui à proposta da marca e não necessariamente aos preços), fazendo parte dos itens essenciaisda maioria das pessoas que buscam um estilo de vida saudável mais tradicional e descomplicado.


Just do it
(Imagem retirada do Google).

Comentários


bottom of page