flavors to experience
- Bru Callegari
- 18 de set. de 2024
- 3 min de leitura
Vocês lembram quando falamos sobre o "comer" da gen z? 🤪 Que é ousado, divertido, experimental e diferente… 🧐Foi daí que surgiu essa tendência: a combinação inusitada de sabores como parte do valor do produto/marca.
Eu já tinha visto algumas marcas fazendo loucuras por aí, como a collab da Coca Cola com a Oreo 🍪, a da Heinz com a Absolut (Tomato Vodka Pasta Sauce 🥫) e quando a Mica Chocolates lançou um bombom de batata chips 🍟. Mas vi um lançamento essa semana que me fez perceber que essa tendência só vai ganhar força, principalmente agora que chegou no mundo fit: a Dux Human Health lançou uma linha de whey protein de Halloween, com os sabores inusitados Pirulito de Cereja, Doce de Abóbora e Manga Apimentada - sim, inacreditável. 😱
Bom, à medida que os consumidores modernos priorizam cada vez mais experiências ao invés de bens materiais ✈️, é compreensível que os alimentos e bebidas passem a oferecer aventuras experienciais ao paladar. Ou vai dizer que você nunca quis experimentar um snack de wasabi ou uma bebida de jambu? 😋

"Planteigas" da Vateli; sorvetes do The Ice Cream Project; pimentas da A Gloriosa Pimenta; e proteína vegetal da PlantLab.
Entre as mudanças significativas no comportamento e valores do consumidor, especialmente entre as gerações mais jovens, há uma preferência crescente por gastar em experiências 👀; e, com isso, a comida vem se tornando um meio para momentos memoráveis e compartilhamento social de maneira mais acessível 💸. De acordo com o relatório da Mondelez, 63% dos consumidores globalmente gostam de experimentar novos alimentos 🍡, sendo que 80% daqueles que vivem na América Latina consideram a novidade e as combinações de sabor e textura importantes ao escolher um snack. 🌯
Isso pode ser explicado por alguns motivos. Um deles é o desejo de expressar a identidade pessoal 🙋♀️: os consumidores estão cada vez mais vendo suas escolhas alimentares como um reflexo de sua personalidade e estilo de vida 🏃♀️. O outro é a influência das redes sociais 🤳: o apelo visual e as reviews na Internet, fazem com que nós, aqui do outro lado da tela, fiquemos com muita vontade de experimentar o produto 🤩 - quantas pessoas que não gostam de matchá ou goiaba ficaram com vontade de comprar um Guavamallow, por exemplo?
"A inovação é altamente influenciada pela cultura alimentar e necessidade de explorar o novo, o que, por sua vez, é bastante influenciado pelas redes sociais, fortíssimas no Brasil com o fenômeno dos influencers fitness e gourmets, e a numerosa e forte atuação dos chefes e nutricionistas no Instagram, e mais recentemente no Tik Tok" - Cynthia Antonaccio, fundadora e CEO da Equilibrium Latam.
Fora do setor saudável 🍦, já temos algumas marcas explorando essa tendência e fazendo sucesso, como os sorvetes com pipoca da Mooi Mooi 🍿 e o case gringo The Ice Cream Project 🍧, que ofereceu sorvetes de ketchup, molho de soja e outros malucos!
Dentro do setor 🥗, já vi alguns ousando: como o leite de aveia com manga da Naveia 🥭, as pimentas e molhos da A Gloriosa Pimenta 🌶️ e as barras de proteína da marca gringa RX BAR 💪, lançando sabores como Pumpkin Spice, Gingerbread e Blueberry. Então, acredito que começaremos a ver muitos sabores diferentões e combinações inusitadas em breve permeando o mundo fit 🤭 - já que, apesar da saudabilidade ter um peso muito forte, o sabor ainda é o principal atrativo para a compra.
Comments